" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Princípios Básicos para uma Vida com Qualidade
Saúde e salvação   


" Eu Sou o Senhor que te sara" (Êxodo 15:26).
    O que é saude?A definição mais conhecida encontra-se no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saude (OMS): "Saude é um estado de completo bem-estar físico,mental e social,e não apenas a ausência de doenças".De acordo com esa definição,a saude de ma pessoa tem a ver com a sua qualidade de vida e isso envolve não apenas questões físicas,mas engloba todo o ser.Em geral,o contexto em que uma pessoa vive é de grande importância em seu estado de saude e influenciará em grande medida na qualidade de vida.Os fatores são:
    Ambiente social e econômico - Se os indivíduos tiverem maior padrão financeiro e educacional,provavelmente terão melhores condições de vida e maior facilidade na área da saude.
   Ambiente físico - A qualidade do ar,água e saneamento básico de uma região influenciam na suade dos indivíduos que ali residem.
    Características individuais - Questões genéticas,emocionais e familiares também são determinantes na saúde.
    Apesar desses fatores externos e internos influenciarem diretamente a saude das pessoas,exite outro fator mais subjetivo que produz um impacto preponderante na qualidade de vida:a nossa liberdade de escolha.Deus nos dotou com o livre-arbítrio,dando-nos a capacidade e responsabilidade de escolhermos a forma como queremos viver.Cada pessoa,independente das influências externas,da raça,do nível social ou econômico,é responsável por si mesma,pelos seres vivos e pelo ambiente em que vive.Portanto,em ultima análise,ter uma vida saudável depende das escolhas que tomamos.Olhe estes exemplos:
    - Você pode escolher não fumar,evitando complicações futuras no seu sistema respiratório e morte prematura.
    - Você pode escolher não ser um workaholic (viciado em trabalho),tendo mais qualidade de tempo com a sua família e amigos.
    -Você pode escolher utilizar mais remédios naturais e menos remédios industrializados,aumentando a sua expectativa de vida e diminuindo os efeitos colaterais no seu organismo.
    Percebeu? Podemos sim ter uma vida melhor.Depende de nós.Essas escolhas positivas trarão benefícios não apenas para a nossa saude,mas para toda a nossa família e comunidade.Pense conosco,você pode evitar constantes internações no hospital e o uso de medicamentos,desde que comece a cuidar melhor da alimentação e do estilo de vida.Por que não começa a fazer logo isto?Saiba que pequenas decisões,como essa,trarão grandes resultados no decorrer da sua vida.
Como ter saúde total?
    Cremos que o ser humano é uma unidade indivisível de corpo,mente e espírito,sendoq eu cada um desses componentes deve funcionar bem para que a pessoa tenha saude.Existe uma íntima e admirável relação entre cada uma dessas partes.Uma reage sobre a outra.Se não houver esta sinergia,o ser humano logo virá a sofrre e a morrer prematuramente.Observe:
   Mente - Corresponde ao nosso intelecto-raciocínio,memória,vontades e emoções e sentimentos.
    Corpo - Corresponde a nossa estrutura física - órgãos,musculos,ossos,tecidos.
    Espírito - Corresponde a nossa espiritualidade,nosso relacionamento com Deus.
O que é espírito?
    Algumas pessoas acreditam que o espírito corresponde a uma entidade extracorpórea,que possui vida própria e é imortal.A Bíblia não ensina desta form.Gênesis 2:7 diz: "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra,e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida,e o homem passou a ser alma vivente".A palavra hebraica traduzida como "fôlego da vida" nesse verso é "neshamah", que também significa "espírito". Portanto,"espírito" na Bíblia corresponde,geralmente,ao fôlego de vida que Deus nos dá,o qual é tirado quando morremos (Eclesiastes 12:7).Ele nunca significa uma entidade com vida própria,extracorpórea.Afinal,somos um ser indivisível.
    Para termos uma saude equilibrada,precisamos cuidar bem dessas três partes.Se o corpo não estiver bem,nossa mente e comunhão com Deus serão afetadas.Da mesma forma,se a mente não for devidamente cuidada,nossa espiritualidade e corpo sofrerão as consequências.A íntima relação entre cada uma dessas dimensões deveria levar-nos a profundas reflexões sobre a maneira como estamos alimentando cada uma delas.Como você tem cuidado do seu corpo?Que tipo de alimentos tem ingerido?Que tipo de imagens e sosn tem invadido a sua mente?Você tem separado um tempo para meditar em Deus através da Bíblia?Essas perguntas merecem nossa consideração,não é mesmo?
    A verdade  é que Deus fala conosco através da nossa mente,mais precisamente em nosso lobo frontal,que é a região responsável pelas nossas decisões.Se nossa mente estiver embotada,cansada e cheia de pensamentos negativos,deficilmente conseguiremos ter comunhão com Deus.Precisamos passar diariamente por uma transformação radical de corpo e mente a fim de conhecermos a Sua vontade para a nossa vida.isso tem tudo a ver com salvação.
Qual é a relação entre saúde e salvação?
    O nosso mundo é um vasto hospital lotado de pessoas que gritam desesperadamente por cura,compaixão e libertação.Em emio aos caos instaurado pelo pecado,Cristo veio a Terra justamente para trazer alívio e salvação aos desesperançados.Através das Suas palavras e atos,Jesus procurou restaurar o ser humano em todos os aspectos.Em Mateus 4:23 encontramos um resumo do ministério de Cristo.O texto afirma que Ele "curava,ensinava e pregava", atingindo assim cada uma das necessidades físicas,mentais e espirituais das pessoas.
    Os Evangelhos enfatizam que Jesus cuidava dos doentes (o verbo grego therapeuein. "cuidar",ocorrre 36 vezes),e cuidar significa,sobretudo,servir e honrar uma pessoa,ter solicitude por ela.Jesu via no doente uma pessoa valiosa a quem desejava conceder não apenas cura,mas plenitude de vida.Ele disse: "Eu vim para que tenham vida,e a tenham em abundância" (João 10:10) - essa era a receita que Ele oferecia a todos.
    O mais significativo nas curas que Jesus efetuava era o aspecto redentivo e não apenas a libertação física.No texto grego do Novo Testamento, "curar" e "salvar" são a mesma coisa - a mesma expressão é usada diversas vezes (o termo grego "sozo" é uma das palavras traduzidas para "curar").Quando Jesus curava uma pessoa,Ele não apenas a restaurava fisicamente,mas perdoava-lhe os pecados e lhe dava nova chance de vida.
    Esse conceito pode ser comprovado na história da cura do paralítico que "desceu pelo telhado",descrita em marcos 2:1-12.Naquela ocasião,Jesus disse primeiramente ao homem: "Filho,os teus pecados estão perdoados" e na sequência,ordenou: "Levanta-te,toma o teu leito,e vai para tua casa". Ali,Jesus demonstrou que pode não apenas curar fisicamente uma pesssoa,mas também tem poder para restaurar a alma.
    O Antigo Testamento também descreve a Jesus como Aquele que cura os pecadores.Em Isaías 53 vemos entrelaçada a dupla função messiânica de curar o corpo e a alma:"Certamente Ele tomou sobre si as nossas enfermidade,e as nossas dores levou sobre si" (Isaías 53:4).Que coisa maravilhosaQJesus não apenas levou sobre si os nossos pecados,mas também é capaz de curar nossos males físicos e mentais.Em Mateus 8:16,17 encontramos uma profecia de Isaías que se cumpriu no ministério de Cristo,ao curar todos os que estavam doentes.
    Jesus é o Único capaz de nos salvar por inteiro.ele é o Médico dos médicos,Aquele que não conhece causas perdidas.Se todos os nossos recursos falhares e se não houver mais nenhuma esperança,ainda resta um bálsamo infalível.Sua presença e atuação em nossa vida são a garantia de restauração e felicidade.
Você e o Criador
    Algumas pessoas só pensam em Deus quando estão doentes.Elas só "olham para o Céu" quando estão deitadas num leito de hospital.Mas nunca é tarde para exercer fém em Deus,não é mesmo?Essa foi a experiência do povo de Israel enquanto esteve no deserto.Certo dia num ataque de murmuração reclamou contra Deus a respeito da forma como era tratado.Queria voltar para o Egito.Deus simplesmente os deixou a mercê de suas próprias escolhas e,ao retirar Sua proteção,muitos deles foram picados por sementes abrasadoras no deserto.Diante daquela situação caótica de sofrimento e morte,Deus ordenou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e a estendesse sobre uma harte diante do povo,a fim de que "todo mordido que a mirasse,vivesse" (Numeros 21:8).O antídoto funcionou.Todos aqueles que olharam para a serpente pendurada,foram curados.
    Com esta história do Antigo Testamento Jesus faz um paralelo no Novo Testamento quando diz:"E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto,assim importa que o Filho do Homem seja levantado,para que todo o que nele crê tenha a vida eterna"(João 3:14,15).Há cerca de dois mil anos,outra madeira foi levantada,trazendo consigo o verdadeiro Antídoto contra o pecado:Jesus Cristo.Na cruz,o Salvador sorveu toda a culpa dos nossos erros,fez-se maldição por nós,e concedeu-nos o direito à vida eterna (2 Coríntios 5:21).A cura foi estabelecida e ofertada aos pecadores.O que devemos fazer,então?Olhar para Jesus e,com fé,suplicar o perdão dos pecados.Ele é o Médico e também é o Remédio.Ele é o Bálsamo para todo o tipo de doença.Esse remédio ainda é oferecido a todas as pessoas.Não há contraindicação e nem efeitos colaterais.E o melhor de tudo: é de graça!Quer,você,aceitá-lo como seu Salvador?
Revistas
Fique Leve